Éder Mauro agradece votos e a confiança de representar a oposição após derrota no 2º turno em Belém
27/10/2024
Candidato do PL com 43,64% dos votos não quis falar com a imprensa e divulgou um vídeo pelas redes sociais, após vitória de Igor Normando (MDB), com 56,36% dos votos. Éder Mauro afirmou que 2026 'está próximo', em referência ao próximo pleito. Candidato à Prefeitura de Belém, Delegado Éder Mauro, do PL, terminou o 2 turno com 43,64% dos votos.
Reprodução/TV Liberal
Após o resultado do 2º turno deste domingo (27) em Belém, o candidato derrotado do PL, Delegado Éder Mauro, agradeceu pelas redes sociais os 326 mil votos, a confiança de representar a oposição e disse que 2026 'está próximo'.
“Encerrada apuração pelo Tribunal Regional Eleitoral, que parabenizo pelo trabalho, quero me dirigir às mais de 326 mil pessoas que confiaram o voto a mim, voto da verdadeira mudança para Belém”, afirmou.
O candidato não quis falar com a imprensa e, por volta das 20h30, divulgou um posicionamento pelas redes sociais.
Após a derrota, Éder Mauro disse que realizou uma campanha ‘linda’ e que o eleitorado de Belém deposita nele um representante da oposição.
“Vocês estão nos dando cada vez mais responsabilidade de representar a oposição, de liderar uma oposição dentro desse estado”.
O delegado sinalizou ainda no fim do vídeo a possibilidade de uma candidatura nas eleições gerais de 2026, ao dizer que vai estar junto dos eleitores.
“Nós sem dúvida vamos enfrentar isso num exército dentro e somado com todos vocês, porque 2026 está próximo e nós vamos estar juntos, para que a gente possa fazer uma verdadeira mudança”.
Veja apuração completa do 2º turno em Belém
Saiba como foi a cobertura ao longo deste domingo em Belém
Veja como foi a votação por zonas eleitorais
Apuração 2º turno
Igor Normando (MDB) foi eleito com 56,36% dos votos válidos, derrotando o candidato Delegado Éder Mauro (PL), que teve 43,64% dos votos.
O número de abstenções neste segundo turno foi de 25,19% (266.092). Em relação às eleições passadas, em 2020, houve um aumento de 56.371 mil abstenções.
Eleições Municipais: Igor Normando (MDB) é eleito prefeito de Belém
Neste 2º turno, um dos temas centrais na reta final foi sobre o uso de peruca. Em um comício junto com Normando, Helder Barbalho pegou uma peruca, a girou na frente de uma plateia, e jogou para o público. E, ainda, falou que tinha candidato que iria distribuir peruca para todo o mundo.
Como resposta, o candidato do PL começou a usar o tema da peruca contra a campanha adversário, ao usar relatos de vítimas de escalpelamento, quando os cabelos enrolam em motores de pequenas embarcações e o couro cabeludo da vítima é arrancado.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA